quarta-feira, 26 de outubro de 2011



   Melancolia

Na sala de jantar,
As cadeiras, sem gemidos,
Há muito se entrevaram.

Sobre a mesa sem talher,
O bolor das horas mortas
Sufoca a poeira
De tudo que um dia
Suscitou saudades...

Na cozinha ora deserta,
Sem o calor do borralho,
A solidão fez morada.

Na sala de estar
O eco das conversas
Quedou-se emudecido.

E, na varanda,
A rede maltrapilha,
Sacudida pelo vento,
Range e rangendo,
Também se esquece
De se lembrar
De mim,
De ti,
De nós.
               
                Luiz Dias Vasconcelos Mural dos Escritores

terça-feira, 25 de outubro de 2011








Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito.

Fernando Pessoa




segunda-feira, 24 de outubro de 2011



Quem tem dois corações
Me faça presente de um
Que eu já fui dono de dois
E já não tenho nenhum
Dá-me beijos, dá-me tantos
Que enleado em teus encantos
Preso nos abraços teus
Eu não sinta a própria vida
Nem minh’alma ave perdida
No azul amor dos teus céus
Botão de rosa menina
Carinhosa, pequenina
Corpinho de tentação
Vem morar na minha vida
Dá em ti terna guarida
Ao meu pobre coração
Quando passo um dia inteiro
Sem ver o meu amorzinho
Cobre-me um frio de janeiro
No junho do meu carinho.

Fernando Pessoa

domingo, 16 de outubro de 2011




O monstro de fogo e fumaça roubou minha roupa branca. O ar é sujo e o tempo é outro.

Henrique do Valle: “Monstro de fumaça”


sexta-feira, 14 de outubro de 2011




Oração ao Tempo

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo Tempo Tempo Tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo Tempo Tempo Tempo

Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo Tempo Tempo Tempo
Entro num acordo contigo
Tempo Tempo Tempo Tempo

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo Tempo Tempo Tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo Tempo Tempo Tempo

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo Tempo Tempo Tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo Tempo Tempo Tempo

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo Tempo Tempo Tempo
Quando o tempo for propício
Tempo Tempo Tempo Tempo

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo Tempo Tempo Tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo Tempo Tempo Tempo

O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo Tempo Tempo Tempo
Apenas contigo e migo
Tempo Tempo Tempo Tempo

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo Tempo Tempo Tempo
Não serei nem terás sido
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo Tempo Tempo Tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo Tempo Tempo Tempo



"Decidi me poupar mais. Tem sido difícil e nem sei se há recompensa. Talvez, quem sabe... me sentir melhor comigo mesma."

Caio Fernando Abreu

Os opostos se distraem... Os Dispostos se atraem... #OTeatroMágico
“O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar o luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar.
Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.”
Antes Que Eu Vá, página 205
A arte de amar, a cachaça no bar. E a cabeça cansada de pensar" (Bom Brasileiro)



"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa."
O Pequeno Príncipe


Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove. Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha. Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra. É por isso que eu tenho medo. Você também diz que me ama! 'Willian Shakespeare'

Acredito que essa moça, no fundo gosta dessas coisas. De se apaixonar, de se jogar num rio onde ela não sabe se consegue nadar. Ela não desiste e leva bóias.
E se ela se afogar, se recupera.
 Estranho é que ela já apanhou demais da vida. Essa moça tem relacionamentos estranhos, acho que ela está condicionada a ser uma pessoa substituta. E quem não é?
A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas?
A moça, ela muito amou, ama, amará, e muito se machuca também. Porque amar também é isso, não? Dar o seu melhor pra curar outra pessoa de todos os golpes, até que ela fique bem e te deixe pra trás, fraco e sangrando. Daí você espera por alguém que venha te curar.
As vezes esse alguém aparece, outras vezes, não. E pra ela? Por quem ela espera?
E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu, mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário, por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo.

" Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está aí, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada 'impulso vital'. Pois esse impulso ás vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento te surpreenderás pensando algo assim como 'estou contente outra vez' "
Caio Fernando Abreu


"Pior do que se sentir perdida é perder-se em si mesmo.
No emaranhado do que você acredita misturado ao que você é ou era.
O que você acredita, apostando corrida com o que você mais detesta.
O que você tem, jogando palitinhos com o que você quer.
Seu amor e suas dores na linha de chegada e o coração de juiz em dia de clássico. 
Eu não sei se você entende o raciocínio de quem não tem raciocinado ultimamente ou se entende o porquê de certas coisas que não se explicam.Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Mas quando a cabeça pensa demais será que nossa alma enriquece? Você cheio de indagações e de táticas que não fazem o menor sentido. (pelo menos para você ou pelo menos naquele momento). Suas certezas mudam, suas prioridades deixam de ser prioridades já que você nem sabe mais o que deseja.
Até sabe, mas está tão longe e você tão cansado que o mais fácil é deixar que as prioridades te encontrem e você pode fugir do que não interessa. Seus princípios enfraquecidos te cobram uma atitude e você cobra a coragem. 
Seus olhos pesam e seu coração já bate fraco.
De tanto que bateu a vida inteira.
De tanto chorar amor e fracassos.
De tanto chorar pelo leite derramado você decide que se entender é complicado demais.
O quente queima e o frio é gelado demais, vai o morno mesmo que não causa sensação alguma e no momento você não tem sequer condições de sentir algo.
Sentir dá trabalho e trabalho acarreta uma série de responsabilidades. Responsabilidade é chato demais e não aquece seus pés nos dias frios. 
Você enfim, opta por decidir somente pelo necessário.
Pelo que realmente vai fazer alguma diferença em sua vida e desiste de tentar equilibrar-se, isso é para artista circense e você nem gosta tanto de circo. Melhor deixar assim. 
Uma porta de saída e uma de entrada.
O que vale fica e o que não vale que valesse.
Nada de culpa ou de noites mal dormidas, nada de coração na boca em de frio na barriga.
Certas coisas não se explicam.
Não existem palavras que as descrevam ou soluções que as resolva . Sentimentos, gestos, sonhos e sorrisos.
A alma entende e a boca cala."


Fernanda Mello


Ela carrega sonhos no coração, e não na cabeça, pois já não cabem frustrações... Ela carrega o amor, pesado por si só. A menina tem braços delicados, fortes. Que não trabalham sozinhos. - Onde está, estará, esteve o cavalheiro?

quarta-feira, 12 de outubro de 2011



Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.
Fernando Pessoa

Um segundo pode fazer toda diferença...




Carrosséis rodopiam ao redor de todos que sairam da juventude . Eu não me importo . Sobre tudo. Hoje a noite estamos em um mundo cheio de emoções que podem . Me empurrar para cima . Muito a acima de tudo isso. 
- Beirut



Ei, menina, não se afobe. O destino tem algo maravilhoso pra você. Eu sei que você deve ter ouvido isso, mas chegou a hora de sentir, de acreditar. Chegou a hora de ver o azul e enxergar nuvens. Veja o escuro e enxergue estrelas. Toque, menina, toque o céu.



Nem sempre conseguimos entender a vontade de Deus em nossas vidas, mas se acontece, é porque Deus tem um propósito, e ele é perfeito em tudo que faz.

domingo, 2 de outubro de 2011



Nenhuma verdade me machuca 
Nenhum motivo me corrói 
Até se eu ficar Só na vontade, já não dói
 Nenhuma doutrina me convence
 Nenhuma resposta me satisfaz
 Nem mesmo o tédio me surpreende mais
...
Mas eu não tenho pressa 
Já não tenho pressa
 Eu não tenho pressa 
Não tenho pressa



Um dia, lhe quiseram roubar a borboleta. A menina pensou que nunca mais fosse vê-la, que nunca mais fosse tê-la. Que nunca mais teria a borboleta para si novamente. Certo dia, a menina olhou para si mesma, e descobriu que a borboleta pela qual ela tinha tanto apreço esteve o tempo todo em seu sorriso e em seu olhar. Que ela tinha o poder de trazê-la de volta sozinha. Só ela não havia percebido.


- Tem certeza que quer colocar esses azulejos?
- Sim - Ela respondeu sorrindo de orelha a orelha. - Vão ficar lindos como um mosaico.
- Você tem certeza? - Ele deu outra olhada nos azulejos. - Parecem muito simples.
- Você se esquece que é com as formas mais simples que podemos formas os desenhos mais lindos.
- Querida, olhe isto! - Enquanto ela falava ele estava olhando a caixa de azulejos e apontava para ela o local onde havia sido fabricados os azulejos. - Você tem certeza que quer comprar daqui? Soube que ela é uma poetisa, e você sabe, - Ele girou o indicador fazendo círculos em volta da têmpora. - não batem bem da cabeça.
- Eu acho que eles têm um charme especial. - Ela tirou a caixa da mão dele. - Sabe, como uma flor que apenas nasce onde falta algo, como uma árvore que sobrevive a um incêndio. Seus poemas nascem de um campo deserto e algumas vezes desolado. Palavras lindas crescem de um coração que foi terraplanado por um ou uma idiota, eles nos mostram que existem seres humanos que superaram a natureza cruel e que agora são pessoas boas.
- Mesmo assim eu acho eles um pouco estranhos; sabe, cheios de manias e frescuras. Escrevem textos que ninguém consegue entender, com palavras complicadas e um jeito de escrever que confunde ainda mais a nossa cabeça, e eles ainda fazem de propósito!
- Eu acho isso ainda mais charmoso.
- Por quê?
- É uma expressão pessoal. O poeta quer falar o que ele pensa, o que ele sente, um segredo trancado a sete chaves, mas não há ninguém que queira o escutar então ele escreve para todos. É mais bonito e algumas vezes mais eficaz que gritar no ouvido da pessoa.
- O que te garante que ele sente isso mesmo? Quero dizer, qualquer um consegue juntar um bando de palavras bonitas e complicadas juntas e criar um poema.
- Sim, mas ele vai ser medíocre. – Ela colocou a caixa no chão e colocou as mãos no peito. – Um bom poema é a alma do artista. Mesmo que você não entenda nada do poema você ainda vai sentir, sentir o que ele queria que você sentisse. Pode ser que ele não tenha vivido o que ele escreve, mas ele escreve para poder sentir algo próximo daquilo, ou mesmo para fazer as pessoas sentirem o que ele está escrevendo no poema. Um amontoado de palavras bonitas não vai fazer escorrer uma lágrima de um leitor, mas mesmo assim um poema sentimental e escrito bem talvez não emocione a todos, talvez só emocione o artista.
- Mas e os azulejos?
- Você quis dizer Zaluzejos.
- Não, eu quis dizer azulejos.
- Sim, mas é o nome escrito na caixa.
- Então você vai levar isso mesmo?
- Vou. – Ela pegou a caixa de novo. – E quando chegarmos eu vou montar um lindo mosaico. Quero que reflita a mente da poetisa que os fez.
- Pode até ser. Sempre achei os textos dela bonitos.
- Mas você disse que não gosta de poetas!
- Não, eu disse que os acho loucos, e ainda acho, mas os textos dela sempre me deixaram emocionado. Maluquice né?


Então eu brinco de que não preciso de você nem do seu instante esquecido, de que não vou te chamar pelo canto da boca nunca mais. Você vai me lembrar em horas improváveis e uma estrela cortará o céu anunciando quando o beijo vira dor. Eu aprendi a me apaixonar na base da ousadia, porque só quem tem fibra e coragem aprende a colocar minhas pernas na sua cintura desse jeito. Ou, se preferir, me larga pela metade, mas só quem tem peito para chorar de amor vem comigo. E essa é minha única condição.
Zaluzejos



"Eu sou sim a pessoa que some, que surta, que vai embora, que aparece do nada,que fica porque quer, que odeia a falta de oxigênio das obrigações, que encurta uma conversa besta, que estende um bom drama, que diz o que ninguém espera e salva uma noite, que estraga uma semana só pelo prazer de ser má e tirar as correntes da cobrança do meu peito.
Que acha todo mundo meio feio, meio bobo, meio burro, meio perdido, meio sem alma, meio de plástico, meia bomba.E espera impaciente ser salva por uma metade meio interessante que me tire finalmente essa sensação de perna manca quando ando sozinha por aí, maldizendo a tudo e a todos.Eu só queria ser legal, ser boa, ser leve. Mas dá realmente pra ser assim?"


Tati Bernardi

"Sou completamente o oposto de uma menina que todo garoto sonha em ter ao lado. Sou cheia de palhaçadas, sorrisos, barulho, sou desastrada, melancólica e carente. Sou o inverso das meninas de exemplo que vejo pelo mundo a fora, acho que ninguém nunca vai me olhar com admiração, ninguém nunca vai querer ter a minha personalidade. Sou estressada, e tenho uma maneira não muito dócil de tratar as pessoas, por mais que eu seja muito carinhosa as vezes eu sou extremamente ao contrário. Sou uma contradição, dentro de um círculo imperfeito, sou aquilo que não desejo que ninguém seja,mais eu também sou aquilo que eu sempre quis ser, ou quase."




Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa.
Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão.
Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais.
Experimentar mais. Quero menos “mas”.
Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais.
“E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha"


(Fernando Pessoa)


sábado, 1 de outubro de 2011



Está tudo bem, acho que sempre foi assim. Nada pra sentir, espero outro dia vir, eu quero te ligar, eu quero algo pra beber. Algo pra encher, algo que me faça acreditar.
O rock acabou - Moptop

 
De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.
Vinícius de Moraes








"Tu podes fazer-me esquecer o mundo mas o mundo 
jamais conseguirá fazer com que eu te esqueça." 


"Quando eu quis chorar eu não pude, porque não me foi permitido."
t.A.T.u.


Ficar bem nem sempre deixa outras opções. É estranho quando as coisas simplesmente têm de terminar. É o estágio onde todos os sentimentos já evoluíram para um nada. É o nada que você optou para parar de sentir dor. No início você briga, chora, faz drama mexicano. Então percebe que é cansativo demais manter esse jeito de levar as coisas. Acostuma-se...
Não que pare de doer, mas que cai no seu entendimento que às vezes perdemos algo e não há solução.
 No fim você coloca um sorriso no rosto e finge que é sincero, até que a vida o faça realmente ser.
Talvez os amores eternos sejam amenos e os intensos, passageiros.
 É isso.




- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante. 
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.  
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. 
Tu és responsável pela rosa...